DPC Bismarck

"Blog mantido como instrumento de divulgação de conteúdos ligados à Segurança Pública"

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pará registra redução da criminalidade e preservação de 635 vidas


O Pará fecha o ano de 2011 com saldo positivo no combate à violência em relação aos últimos anos. O levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese-PA), mostra que pelo menos 635 vidas foram preservadas até o dia 26 de dezembro no Estado, com diminuição de 11,36% da criminalidade. A redução ocorreu de forma consecutiva nos 12 meses deste ano. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 29, pelo governador Simão Jatene; o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, e o supervisor técnico do Dieese-PA, Roberto Sena, no Hangar.


Na ocasião, Jatene também entregou 20 viaturas que vão integrar a Companhia de Policiamento Turístico da Polícia Militar nas cinco localidades paraenses mais visitadas. Para o governador, a redução reflete o trabalho integrado que tem sido realizado desde o primeiro dia de seu governo, em janeiro. “Ninguém faz nada sozinho. A cooperação é absolutamente fundamental para alcançar os objetivos. Eu não tenho dúvida nenhuma de que os resultados que temos obtido na redução da criminalidade são reflexo da integração das polícias, não só as do Estado, mas inclusive a Federal, as Guardas Municipais, e da integração da Polícia e Sociedade”, afirmou Jatene.

Ele destacou, ainda, a união das políticas de segurança com as políticas públicas e sociais. “Temos hoje no Estado alguns fatores que nos asseguram expectativas positivas, como o crescimento do emprego e da renda, por exemplo. Quando se cria novas oportunidades na sociedade, retira-se pessoas da criminalidade. Outras coisas são fundamentais também para a redução da violência, como o combate à impunidade. Por isso informatizamos a emissão de boletins de ocorrência, que são disponibilizados agora em tempo real para a Justiça, tornando mais transparente a ação da polícia e, sobretudo, dando maior agilidade ao trabalho, contribuindo para a diminuição da impunidade também”, acrescentou o governador, que lembrou que neste ano o Estado atingiu a marca histórica na geração de emprego, com quase 60 mil vagas criadas.

NÚMEROS Em todo o Pará, a redução da criminalidade resultou em -11,36%. No comparativo dos principais crimes entre os anos de 2010 e 2011 (até 26 de dezembro), registrou-se a diminuição dos crimes de roubo (-11,27%), estrupo (-7,76%), lesão corporal (-5,09%) e homicídio (-16,08%). Os crimes de furto e tráfico de drogas apresentaram aumento de 0,29% e 49,54%, respectivamente. No entanto, no caso do tráfico de drogas, os números são considerados positivos para a sociedade, pois refletem diretamente o resultado das ações de combate intensivo a esse delito. Para se ter uma ideia, foram realizadas quase 20 mil operações de combate à criminalidade, que resultaram em 21.886 prisões, das quais, 28,96% foram referentes ao tráfico de entorpecentes.

Em relação aos homicídios, no comparativo entre os anos de 2010 e 2011, os números também foram positivos. Em 2010, em todo o Pará, foram 3.409. Neste ano, até o dia 26 deste mês, foram 2.861, com a diferença de -548 em números absolutos, correspondendo à variação de -16,08%. Desses números, na Região Metropolitana de Belém (RMB) a queda foi de 1.490 (2010) para 1.033 (até 26 de dezembro de 2011), com a diferença de 457 em termos absolutos (-30,67%). Na capital (incluindo os distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro), a redução foi de 845 (2010) para 554 (neste ano), correspondendo à variação de -34,43%. Ainda correspondendo à RMB, o total da queda na criminalidade corresponde a 12% em relação ao ano passado. Na capital, a redução da violência foi de 13%.
MEDIDAS ESTRUTURAIS 

Durante a apresentação do levantamento que mostra a redução da violência no Pará, o secretário da Segup, Luiz Fernandes, ressaltou as medidas estruturais estratégicas que o Governo tem implantando desde janeiro e que estão possibilitando a queda da criminalidade em todas as regiões paraenses. A primeira delas é a integração de todos os órgãos de segurança do Estado, União e municípios. Foi apontado também pelo secretário como medida estratégica o desenvolvimento de políticas sociais e de prevenção da violência, como a reinserção social dos egressos da Superintendência do Sistema Penal (Susipe) e a participação comunitária.

A parceria com o programa de promoção da Paz, o Pro-Paz também faz parte da estratégia governamental para reduzir a criminalidade e oferecer mais oportunidades para a população. As atividades do programa congregam uma série de serviços, levando educação, cultura, saúde, arte e cidadania para a população. O Pro Paz atua na Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Mangueirão, e Instituto Estadual de Segurança Pública (Iesp), além de atendimentos especializados na Santa Casa, Centro de Perícias Renato Chaves e nas Delegacias de Atendimento a Mulher de Tucuruí e Santarém.

A coordenadora do programa, Izabela Jatene, reforçou a importância de se trabalhar em conjunto no combate à violência. “O Pro Paz faz a articulação das políticas públicas, desenvolvendo a prevenção da violência de forma integrada, por meio da educação, saúde, cidadania. Só este ano realizamos mais de 400 mil atendimentos de saúde em todas regiões do Estado”, destacou. Luiz Fernandes ressaltou ainda outra ações que o Governo implementa para combater a criminalidade. “Temos os plano regionalizados de Segurança Pública, por meio dos quais agimos de forma específica em cada região do Estado, a reestruturação do Sistema, com novos equipamentos e servidores, reestruturação do sistema penitenciário com a construção de 14 novas casas penais, renovação da frota de viaturas com 703 carros já na rua, além da capacitação dos mais de 80 mil policiais”.

VIATURAS 

Os investimentos em segurança foram reforçados também durante a apresentação dos dados de redução da violência com a entrega de 20 novas viaturas para a Companhia de Policiamento Turístico da Polícia Militar. Os carros são do tipo Eco Sport e estão equipados com rádio, integrando o sistema de comunicação da corporação, e GPS, que permite o monitoramento 24h, em tempo real, pelo Centro Integrado de Operações (Ciop). Os veículos vão oferecer melhores condições de atuação para os municípios de Salinópolis, Bragança, Soure, Santarém (Alter do Chão), e no distrito de Mosqueiro. Cada local receberá duas viaturas. As outras 10 farão o policiamento da Região Metropolitana. Cada carro é plotado com imagens dos pontos turísticos do Estado.

FOTOS E TEXTO: AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS/ GOVERNO DO ESTADO

Nenhum comentário: