DPC Bismarck

"Blog mantido como instrumento de divulgação de conteúdos ligados à Segurança Pública"

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CURSO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES

CURSO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES
DE ESCOLAS PÚBLICAS - edição 2012

Está lançada a 5ª edição do Curso de Prevenção para Educadores de Escolas Públicas  –  edição 2012,  resultado de parceria entre  Secretaria Nacional sobre Drogas/SENAD/MJ,  Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC e Universidade de Brasília/PRODEQUI/PCL/IP/UnB. 

Período do curso: agosto/2012 a abril/2013
Objetivo do curso:  formação de educadores  das  escolas  públicas para  elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas.

Meta da edição 2012: 70 mil educadores, atingindo 14 mil escolas
Metodologia: curso à distância, oferecido na plataforma moodle, composto de 5 módulos, com tutoria virtual no período de 8 meses do curso ( agosto/2012 a março/2013).
Conteúdo do curso:  o conteúdo é desenvolvido através de  4 módulos temáticos e 1 módulo de acompanhamento da implementação do projeto de prevenção do uso de drogas da escola. ]

Módulo I  -  O educando em desenvolvimento na família e na escola
Módulo II -  Conceitos e informações sobre drogas e prevenção; Módulo III - A prevenção como questão educacional e de saúde; Módulo IV - Estratégias de prevenção na escola  e
Módulo V - Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola. 
Certificação:  os educadores cursistas aprovados receberão Diploma de  Curso de  Extensão Universitária,  de carga horária de 180 horas,  emitido pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília/DEX/UNB.

Material pedagógico:  cada cursista receberá um Kit individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.
Condições pedagógicas exigidas pelo curso: os educadores inscritos deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do
uso de drogas na escola.

Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no site: http://educadores.senad.gov.br

DISQUE-DENUNCIA, "181"

DISQUE-DENUNCIA, "181"

O Disque-Denúncia objetiva facilitar e incentivar a participação do cidadão paraense, em programas que visem a redução da criminalidade e da violência, além de contribuir para a eficácia das Polícias Civil e Militar e do Sistema de Justiça Criminal, através de uma Central Telefônica de Atendimento capaz de coletar os mais variados tipos de denúncias, auxiliando o trabalho investigativo e preventivo das Polícias.

Através do número de telefone 181, o cidadão de todo o território paraense pode fornecer dados sobre os tipos de crime e formas de violência, com total garantia do sigilo das denúncias e com o anonimato do denunciante.  A central telefônica de atendimento não está ligada a nenhum sistema de rastreamento e nem de identificação de chamadas. A ligação é gratuita. O atendimento ao cidadão é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.

Ao final da ligação, o cidadão recebe uma senha para após 15 dias saber das providências adotadas, dos resultados obtidos pela polícia a partir da denúncia, ou mesmo para complementar os dados passados anteriormente.
CENTRAL DE ACOMPANHAMENTO

O Disque-Denúncia disponibiliza aos órgãos públicos de segurança todo o banco de informações coletadas pelo serviço prestado, que de alguma forma, possam contribuir para a resolução dos casos. Entre os meses de janeiro e dezembro de 2010 o Disque-Denúncia recebeu 43.026 telefonemas. Este ano, até o dia 20 de março, o serviço já havia registrado 21.002 ligações. Tráfico de entorpecentes, poluição sonora e assaltos a pedestres encabeçam a lista das denúncias realizadas este ano. Em 2010, a ordem foi: Tráfico de entorpecentes, localização de foragidos e poluição sonora.

"Combate às drogas ilícitas, essa guerra também é sua"