DPC Bismarck

"Blog mantido como instrumento de divulgação de conteúdos ligados à Segurança Pública"

quarta-feira, 11 de julho de 2012

DISQUE-DENUNCIA, "181"

DISQUE-DENUNCIA, "181"

O Disque-Denúncia objetiva facilitar e incentivar a participação do cidadão paraense, em programas que visem a redução da criminalidade e da violência, além de contribuir para a eficácia das Polícias Civil e Militar e do Sistema de Justiça Criminal, através de uma Central Telefônica de Atendimento capaz de coletar os mais variados tipos de denúncias, auxiliando o trabalho investigativo e preventivo das Polícias.

Através do número de telefone 181, o cidadão de todo o território paraense pode fornecer dados sobre os tipos de crime e formas de violência, com total garantia do sigilo das denúncias e com o anonimato do denunciante.  A central telefônica de atendimento não está ligada a nenhum sistema de rastreamento e nem de identificação de chamadas. A ligação é gratuita. O atendimento ao cidadão é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.

Ao final da ligação, o cidadão recebe uma senha para após 15 dias saber das providências adotadas, dos resultados obtidos pela polícia a partir da denúncia, ou mesmo para complementar os dados passados anteriormente.
CENTRAL DE ACOMPANHAMENTO

O Disque-Denúncia disponibiliza aos órgãos públicos de segurança todo o banco de informações coletadas pelo serviço prestado, que de alguma forma, possam contribuir para a resolução dos casos. Entre os meses de janeiro e dezembro de 2010 o Disque-Denúncia recebeu 43.026 telefonemas. Este ano, até o dia 20 de março, o serviço já havia registrado 21.002 ligações. Tráfico de entorpecentes, poluição sonora e assaltos a pedestres encabeçam a lista das denúncias realizadas este ano. Em 2010, a ordem foi: Tráfico de entorpecentes, localização de foragidos e poluição sonora.

"Combate às drogas ilícitas, essa guerra também é sua"

Nenhum comentário: