DPC Bismarck

"Blog mantido como instrumento de divulgação de conteúdos ligados à Segurança Pública"

terça-feira, 10 de abril de 2012

Marabá recebe projeto "Pará Cidadão" no próximo dia 15

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e a Diretoria de Identificação "Enéas Martins" (Didem), da Polícia Civil, promoverão atendimentos na área de cidadania, a partir do próximo dia 15, em quatro municípios, da região sudeste do Pará. É o projeto "Pará Cidadão", da Sejudh, cujo objetivo é reduzir o chamado sub-registro - pessoas sem documentos de identificação - no Estado do Pará, o que se constitui em obstáculo para acesso a benefícios e serviços. Para tanto, em uma espécie de mutirão de cidadania, o projeto percorre todo o Estado para promover a emissão de documentos diversos, como a certidão de nascimento, cadastro de pessoa física (CPF) e a carteira de identidade.

Para este mês, a ação de cidadania percorrerá, entre os dias 15 e 25, os municípios de Marabá, Itupiranga, Parauapebas e Palestina do Pará. Em cada cidade, serão atendidas em torno de 300 pessoas para aquisição do documento, perfazendo mais de 1,2 mil atendimentos na região feitos pela Diretoria de Identificação "Enéas Martins". A equipe da Didem da Polícia Civil será formada pelos papiloscopistas policiais Paulo Tavares e Marlene Veiga que irão prestar o atendimento às pessoas para emissão da carteira de identidade. Os dados coletados serão enviados à sede da Didem, em Belém, para posterior emissão dos documentos.

Também fazem parte do Projeto a Defensoria Pública e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Anteriormente o projeto percorreu três cidades da região sudoeste do Pará - Anapu, Pacajá e Novo Repartimento, entre os dias 29 de março e 4 de abril. Em 17 e 18 de abril, a ação social percorreu a cidade de Porto de Moz, onde esteve a equipe formada pelos papiloscopistas Leonison Rodrigues, Nilmar Vidal, Eudenise Souza e Nazareno Marques. O atendimento para retirada da carteira de identidade ocorreu no primeiro dia (17) normalmente sem transtorno. A Prefeitura do município colaborou bastante com apoio logístico e cedeu funcionários da Secretaria de Ação Social para ajudar no atendimento, visto que a procura pela carteira de identidade foi grande. Foram atendidas aproximadamente trezentas pessoas por dia só para carteira de identidade.