DPC Bismarck

"Blog mantido como instrumento de divulgação de conteúdos ligados à Segurança Pública"

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mortes elucidadas pelo DIPH/Marabá

É com grande satisfação que registramos aqui a elucidação de algumas mortes em Marabá/PA, dentre elas os homicídios que vitimaram "D'Menor", "João da Nóia", Rafael e "Tristão".

Todos os crimes supracitados teriam sido praticados por "Boquinha", Vinicius, Pablo e Cia...

Parabéns aos policiais civis que participaram das investigações.

Policiais civis elucidam crime de homicídio no município de Itupiranga

Um crime de homicídio foi desvendado pela equipe da Polícia Civil em Itupiranga, sudeste do Pará. O autor do crime, Alexandre Sandes Rodrigues, foi identificado e já está preso. O fato se registrou na madrugada de sábado para domingo passado, por volta de 04:00 horas. A vítima, Itevaldo Silva de Souza, foi encontrada com com golpes de faca pelo corpo submerso em um córrego nas proximidades de Itupiranga. Imediatamente, a equipe policial passou a investigar o crime. Durante os levantamentos, nomes de suspeitos surgiram e passaram a ser alvo das investigações.

O corpo foi removido ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, em Marabá, para ser submetido à necropsia médico-legal, bem como verificação de presença de material genético, seminal, epitelial, ou hematoide. Na última sexta-feira, 16, enquanto os policiais civis buscavam informações sobre o crime, diversos indícios foram levantados sobre o envolvimento do suspeito Alexandre Rodrigues. Os policiais foram até a casa dele onde apreenderam as roupas que ele vestia na noite do crime, bem como uma faca que poderia ter sido usada no homicídio. As vestes apreendidas foram encaminhadas também para perícia de verificação de presença de substância hematoide e em caso positivo, comparação com o material genético da vítima.

O até então suspeito foi levado ao local do crime e interrogado pelos policiais entrou várias vezes em contradição. Sem saída, ele acabou por confessar aos investigadores a autoria do crime. Em depoimento, ele revelou os detalhes do crime e posteriormente levou os investigadores Josimar Costa Ribeiro e Pedro Corrêa de Sousa até o local onde escondeu uma faca tipo punhal usada no crime. A arma branca foi apreendida e apresentada ao delegado Vinicius Neves, titular da Delegacia de Itupiranga, que a encaminhou para perícia. Após a confissão do indiciado, o delegado, em função da gravidade dos fatos, representou ao Poder Judiciário local pela decretação da prisão preventiva de Alexandre Rodrigues. A ordem de prisão foi concedida pela Comarca Judiciária em função da gravidade e comoção popular gerados pelo crime. A Justiça determinou ainda a transferência imediata do preso para o Presídio Agrícola "Mariano Antunes", em Marabá, o que já foi efetuado com apoio da Polícia Militar.

Desarticulação de esquema de tráfico em Marabá

Policiais civis da Superintendência Regional do Sudeste do Pará prenderam Adriano Gomes Conceição, 41 anos; Sueli Gomes Rodrigues, 33, e Nilton de Sousa Costa, 35, pela prática de tráfico de drogas. O flagrante se registrou durante operação policial iniciada através de denúncia anônima sobre um ponto de tráfico de drogas na residência dos acusados localizada na Travessa Bom Jesus, bairro Bela Vista, em Marabá, região sudeste do Estado.

A equipe de policiais da Superintendência e do Departamento de Investigação de Homicídios de Marabá passou a observar o imóvel dos denunciados e constatou que o local era usado para concentração de usuários de drogas, devido à movimentação de pessoas na casa. 

Durante abordagem à residência, os policiais encontraram uma balança de precisão, modelo SCA-301 sem marca; duas pedras de “crack” totalizado 140 gramas da substância e ainda duas ”trouxas” de maconha.

Para o delegado Alberto Teixeira, titular da Superintendência, a ação policial foi de grande importância, pois a equipe policial já investigava Adriano. “Ele pensava que jamais seria preso, haja vista se considerava pessoa acima de qualquer suspeita por ser portador de necessidades especiais e cadeirante”, explicou.

Para o delegado Francisco Bismarck Borges Filho, titular do Departamento de Homicídios de Marabá, o combate direto ao tráfico de drogas é uma forma inteligente de diminuir os índices de diversos crimes, especialmente de homicídios, pois estão diretamente ligados.

“Os índices da criminalidade em Marabá diminuíram significativamente após este combate promovido pela Superintendência”, enfatizou o policial civil.